quinta-feira, 3 de setembro de 2015

X CONCURSO CONTOS DO TIJUCO

alamiacademia@gmail.com  

                     
                                            X Concurso Contos do Tijuco
                                                “VALNICE PEREIRA”


.Regulamento

1 – A Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba – ALAMI - promove o X Concurso Contos do Tijuco, uma atividade de caráter literário e cultural sem fins lucrativos, que nessa edição homenageia a escritora VALNICE PEREIRA. 

2 – Poderão inscrever-se escritores de qualquer nacionalidade (desde que o conto seja escrito na língua portuguesa). A inscrição implica na concordância automática com todas as cláusulas desse regulamento.

3 – O conto deverá ser escrito em língua portuguesa, inédito, apresentado em quatro vias digitadas em corpo 12. Cada participante poderá inscrever apenas um conto, sem limite de páginas e sem restrição quanto à forma e ao conteúdo. O concorrente é único e inteiramente responsável por garantir que seu conto seja inédito, sendo responsável, civil e criminalmente, em caso de plágio.

4 – O conto deverá ser enviado em um envelope grande e lacrado, identificado na frente com o nome do concurso. Dentro deste envelope os concorrentes deverão enviar um envelope menor, também lacrado, identificado na parte externa apenas com o título do conto e o pseudônimo utilizado, este envelope menor deverá conter uma folha com os seguintes dados: - nome do conto e pseudônimo, nome completo do autor, e-mail, telefone para contato e pequena biografia. 

5 – O prazo para a inscrição termina, impreterivelmente, no dia 31 de outubro de 2015, valendo a data do carimbo do correio. Enviar a inscrição para o seguinte endereço:

ALAMI – Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba –.
Avenida Três, entre Ruas 18 e 20 nº 240 – Casa da Cultura -
Ituiutaba –MG – CEP 38300.160.

6 – Os contos serão julgados por uma Comissão Julgadora formada por três membros, de notória competência na matéria, não pertencentes à ALAMI.

7 – Ao autor do conto premiado será oferecido como prêmio a quantia de R$400, OO (quatrocentos reais), Certificado e livros da biblioteca da ALAMI.  

8 – O conto premiado será publicado no blog da ALAMI – www.solardaliteratura.blogspot.com.br -  e outros sites literários que prestam serviços de divulgação de concursos de contos. A Comissão Julgadora selecionará mais nove contos, sem ordem de classificação, para receberem “Certificado de Menção Honrosa” e para possível publicação em livro.  

9 – O resultado do concurso sairá numa data bem próxima do dia 11 de dezembro de 2015 ou, imediatamente ao término dos trabalhos da Comissão Julgadora. O resultado do concurso será divulgado no blog: www.solardaliteratura.blogspot.com.br – e outros sites literários que colaboram com a ALAMI na divulgação de concursos de contos.

10 – A entrega do prêmio ao ganhador do Concurso e a entrega do “Certificado de Menção Honrosa” aos autores dos contos selecionados, será em data a ser informada. - pelo telefone ou e-mail – (o valor em dinheiro poderá ser depositado em conta e os Certificados poderão serem enviados por e-mail.)
     
11 – Poderá a Comissão Julgadora deixar de outorgar o prêmio se avaliar que a ele nenhum dos contos faz jus. (não haverá devolução dos contos recebidos, que serão incinerados logo após o julgamento).  

12 – Poderá a ALAMI publicar um livro com o conto vencedor e os nove contos selecionados pela Comissão Julgadora. 

13 – As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis.

14 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela ALAMI

Ituiutaba, 1º de Agosto de 2015.
Comissão Organizadora:
Regina de Souza Marques Almeida - Coordenadora de Concursos-
Membros:
Sonone Luiz Vilela Junqueira
Adelaide Pajuaba Nehme
José Maria Franco de Assis
Enio Eustáquio Ferreira



O X Concurso Contos do Tijuco “Valnice Pereira” homenageia a escritora, da qual apresentamos uma breve biografia.
    
Valnice Pereira nasceu em 1955, na cidade de Santa Vitória e mudou-se para Ituiutaba com seis anos de idade, de onde nunca mais saiu. É filha de Augustinho Pereira da Silva e Valnira Maria da Silva. Formou-se em Pedagogia, especializou-se em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Minas Gerais e atua como professora do ensino fundamental. Escritora, com seis livros publicados e participação em várias antologias. Publica contos e poemas nos jornais locais. Seu primeiro livro foi "Lurdinha Varredeira — A pureza da loucura". Como autodidata, compôs o hino da escola Bias Fortes. Compôs, também, uma Tabuada Cantada que gravou em CD. Publicou três livros escritos por seus alunos como forma de incentivá-los. É acadêmica da ALAMI — Academia de Letras Artes e Música de Ituiutaba —, ocupando a cadeira 51, cujo patrono é Dr. Álvaro Brandão de Andrade. Participou da “Antologia de Contos” (ALAMI, 2005), com o conto “Flor-de-murici”, e da “IV Antologia de Poetas de Ituiutaba” (ALAMI, 2006). Lançou o livro de contos “Do outro lado da ponte” (2006). Em 2006 teve dois dos seus contos classificados entre os dez melhores do 1.º Concurso Contos do Tijuco “Agesípolis Fernandes Maciel”, da ALAMI, e em 2007, no 2.º Concurso Contos do Tijuco “Altair Alves Ferreira”, outro conto seu foi selecionado e será publicado na antologia de mesmo nome, em 2008.





6 comentários:

  1. O conto é sobre a homenageada?Tem tema para o conto?

    ResponderExcluir
  2. O conto é sobre a homenageada?Tem tema para o conto?

    ResponderExcluir
  3. As inscrições podem ser feitas por e-mail?

    ResponderExcluir
  4. As inscrições podem ser feitas por e-mail?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de me inscrever como fazê lo.

    ResponderExcluir